O IPCEAT oferece serviço de certificação em ecoeficiência para empresas e organizações de diferentes setores, ajudando-os a medir e melhorar sua eficiência energética, reduzir o desperdício de recursos naturais e minimizar os impactos ambientais associados às suas atividades produtivas.
A certificação do programa agrega valor ao produto, uma vez que indica ao consumidor final a adoção de normas e práticas sustentáveis durante sua produção, no chão de fábrica, na administração e nos serviços prestados, em conformidade com o Programa de Ecoeficiência e a Legislação Ambiental. Essa certificação proporciona maior visibilidade no mercado nacional e internacional por meio do Selo de Ecoeficiência, ao mesmo tempo em que promove a redução de custos operacionais, a melhoria da qualidade dos serviços e um ambiente de trabalho saudável, mediante a conscientização dos colaboradores acerca das regras e atitudes adotadas na implantação rigorosa dos 5Rs:
Repensar hábitos e atitudes.
Reduzir a geração e o descarte do lixo.
Reutilizar para aumentar a vida útil do produto.
Recusar produtos que agridam a saúde e o ambiente.
Reciclar e transformar o lixo em um novo produto.
A certificação é baseada em critérios rigorosos de avaliação, que levam em consideração não apenas o desempenho ambiental, mas também os aspectos econômicos e sociais relacionados à ecoeficiência. Conheça as etapas da certificação a seguir:
É realizada uma apresentação dos conceitos e metodologias da ecoeficiência, seguida de uma visita ou aplicação de questionário exploratório para avaliação da situação existente, de acordo com o porte da empresa. Em seguida, são explicadas as possíveis reduções de custos e vantagens econômicas, apresentando opções que possam se tornar soluções viáveis, e indicando os serviços que deverão ser prestados.
Após uma análise rigorosa, realizada por meio do questionário ou visita técnica, são identificados os parâmetros mínimos exigidos pelo programa de pontuação. Com base nesses resultados, é apresentado um projeto de ecoeficiência que atenda aos padrões requeridos, aumentando assim a pontuação da empresa. É criado um comitê gestor responsável pelas aprovações, reuniões, entrevistas setoriais com os colaboradores, elaboração de palestras motivacionais e, por fim, pela aprovação do plano de ações a ser estabelecido, incluindo metas e tempo de execução. Os relatórios e diagnósticos gerados permitem identificar consumos excessivos e desperdícios desnecessários em cada setor, bem como pontos críticos que deverão ser corrigidos com a implantação do programa.
Formalização das mudanças que serão implementadas na empresa, bem como a definição das tecnologias e dos conceitos de ecoeficiência que serão adotados e aprovados.
Início das ações para administrar a execução do programa, respeitando os prazos estabelecidos em conjunto com o comitê gestor e realizando a adequação dos colaboradores para que possamos alcançar os objetivos propostos.
Com o programa já instalado e aprovado pelos gestores responsáveis pela certificação, o mesmo é homologado pelo IPCEAT, e o selo de aprovação será liberado, com um acompanhamento de 90 dias. Este selo, poderá ser utilizado em mídias sociais, sites, banners, vídeos, produtos, embalagens e etc. A certificação e acreditação terão validade inicial de 12 meses, após esse primeiro período, é ofertado a reavaliação e renovação do selo a cada 24 meses.
Notícias
Instituto de Pesquisas e Consultoria de Estudos Avançados Tecnológicos .